O que considerar na hora de escolher o melhor terno? Como saber se ele tem o corte e o caimento perfeito para o seu biotipo?
Pode parecer fácil, mas mesmo a escolha de um terno é uma tarefa um pouco mais complexa, principalmente agora que a moda masculina evolui muito e que os homens estão muito antenados à moda.
No entanto, escolher um terno que caia bem pode ser uma tarefa confortável, se você souber o que avaliar e qual o melhor estilo de terno fica bem em você, de acordo com seu estilo e características.
E não se preocupe: não importa qual o estilo, as dicas para escolher o melhor terno são as mesmas, então aproveite as que vamos compartilhar. Continue a leitura e confira!
Por que investir em ternos de qualidade?
Escolher o melhor terno também significa escolher peças de qualidade. Essa característica garante que você fique bem vestido. Além disso, roupas de qualidade mantêm o aspecto de novas por mais tempo.
A qualidade de um terno está relacionada ao tipo de tecido, corte e caimento, além da costura e até mesmo de acabamentos como botões e as casas para botões.
No entanto, caso ache difícil reconhecer um terno de qualidade, a dica valiosa é: conheça o fornecedor, a loja onde você vai adquirir as roupas.
Confira 5 passos para escolher o melhor terno para o seu corpo
Agora vamos às cinco dicas essenciais para facilitar que você encontre o melhor terno. Sempre verifique:
1. O caimento e o tamanho
O caimento e o tamanho correto passam a imagem de que o terno foi criado sob medida, ou seja, exclusivamente para você.
Então sempre observe se o caimento parece natural, se está certinho nos ombros (não pode sobrar muito, com a costura “caindo” nos ombros, nem ficar muito ajustado, com a costura muito acima dos ombros).
Outros pontos a observar é que não fiquei muito apertado ao fechar e nem muito justo nos quadris (simular o fechamento do paletó para verificar isso).
O comprimento da manga deve deixar 1,5 cm do punho da camisa à mostra e o comprimento da calça deve cobrir as meias, sem que cubra o sapato — isso nos modelos tradicionais, já que outros modelos permitem a calça um pouco mais curta.
2. O corte e o modelo
Existem, basicamente, três cortes para um terno:
- o modelo americano: um dos mais clássicos, combina com todos os biotipos e tem uma modelagem mais reta. O paletó tem uma fenda nas costas;
- o modelo britânico: tem duas fendas atrás e, apesar de acinturado, é um pouco mais solto, o que ajuda quem está com uns quilinhos a mais;
- o modelo italiano: de corte mais elegante, este modelo é perfeito para homens mais magros, por ser mais ajustado na cintura. Este modelo não tem fendas e é bem estruturado nos ombros.
3. A escolha de cores
Escolher as cores clássicas é a melhor dica para quem não quer cometer erros. A cor marinho, por exemplo, é uma que transita muito bem por vários tipos de eventos, desde o trabalho a festas.
Além dessa cor, o cinza, o grafite e o preto são as outras cores ideias. Quando quiser dar um toque de estilo ao visual, pode usar cores mais quentes ou padronagens na gravata ou na camisa.
4. As padronagens
Para quem quer dar um pouco mais de originalidade e estilo ao terno, escolher por padronagens é uma alternativa.
Falamos sobre listras, risca de giz e xadrezes — escolha de acordo com seus gostos pessoais e personalidade.
5. Os botões
Pode não aparecer, e por isso muitas vezes passam despercebidos, mas os botões são parte essencial na escolha do melhor terno. A abotoadura é muito importante para o acabamento da peça.
Os tipos de abotoadura variam de modelo para modelo. Há a opção com um, dois ou três botões, além da opção com quatro, que forma abotoaduras paralelas.
O cuidado que se deve ter, neste caso, é que o botão principal tem que ficar sempre na altura do umbigo, dessa forma o caimento fica perfeito. Ao usar o paletó, lembre-se que o último botão não deve ser fechado.
Também verifique se os botões estão bem alinhados e presos e se fecham com facilidade.
Esperamos que tenham gostado das dicas! Aproveite e visite nosso blog, que está cheio de informações e dicas úteis e interessantes.
Leia também: Quais São As Principais Tendências De Moda Masculina Para 2023? Confira!